RÁDIO ESCOLA

05-12-2010 19:42

• JUSTIFICATIVA :

Um fato é inegável: cada dia mais, os meios de comunicação se incorporam indistintamente ao cotidiano de todas as camadas sociais da população. Fatos exibidos em painéis e revistas, cenas de novelas, noticiários televisivos ou radiofônicos, programas de auditório, propagandas, clips e ritmos musicais não nos passam despercebidos, muito pelo contrário: nos ocupam por horas, são absorvidos e acabam ainda por virar temas de muitas de nossas conversas diárias.
Hoje, a educação mudou. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira declara que uma escola competente é aquela que promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era da informação. É uma escola que se interessa por formar pessoas que compreendam e dominem os sistemas de produção de informações e, consequentemente, estejam melhores preparadas para atuarem de forma mais responsável na vida em sociedade.

Nessa perspectiva, o Projeto Rádio- Escola se justifica pela necessidade de se desenvolver nos educandos habilidades da leitura e escrita, a comunicação, o despertar da consciência crítica para o trato com as informações da mídia e, também, como primeiro instrumental profissionalizante na produção de programas de rádio.

• PÚBLICO ALVO:
Toda Comunidade Escolar.

IDEALIZADORA:

Profª Lêda Maria Carvalho da Silva

• OBJETIVO GERAL:
Promover a socialização entre os alunos; ampliação do universo conceitual e o vocabulário dos alunos; valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando – os em sala de aula. Considerando o conhecimento prévio dos alunos.

• OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Fazer do rádio um instrumento para a consolidação da escola cidadã;

 Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado na escola;

 Incentivar os educandos a capacitarem-se como repórteres para que consigam se comunicar em linguagem mais acessível, assuntos ligados a cultura, saúde, educação, esporte, meio ambiente e política;

 Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores, a interdisciplinaridade inerente ao projeto;

 Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;

 Exercitar a comunicação oral;

 Favorecer a convivência e trabalho em equipe, respeitando-se as diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem;

 Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação;

 Reavivar o uso da rádio- escolar, mostrando sua importância no processo educativo;

 Criar momentos de entretenimento e lazer na hora do recreio.

• METODOLOGIA:
O Projeto Rádio – Escola da Escola Dr. Abdenago da Rocha Lima constitui-se como atividade interna da escola, objetivando contribuir para a melhoria do processo educativo, mobilizando direção, orientação educacional, coordenadores pedagógicos, bibliotecárias, professores, alunos e demais funcionários nas horas de lazer, sendo executados no início das aulas com músicas e mensagens do dia, na hora do recreio e meia hora antes do final do expediente com programas apresentados pelas salas de aula existentes na escola (cada turma fica responsável por um dia na semana). Durante a programação serão abordados assuntos de fundamental importância como:

 Educação;

 Saúde;

 Esporte;

 Lazer e Cultura;

 Meio Ambiente;

 Serviços de utilidade;

 Avisos e recados;

 Curiosidades;

 Entrevistas;

 Veiculação de músicas previamente selecionadas.

Será feito uma votação para a escolha de um nome para rádio e um concurso para a criação da vinheta.

• AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto acontecerá durante as reuniões com os componentes do grupo e os educadores, devendo ser apontados os pontos positivos e negativos, objetivando corrigir falhas, por meio de diálogo e no respeito mútuo e pelo acompanhamento do uso da rádio de forma adequada tornando público o trabalho educacional efetivamente realizado na escola.

PASSOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA RÁDIO ESCOLA

1º PASSO

• Reunir grupos de alunos, falar sobre a importância da rádio para nossa escola e escolher a equipe que será responsável pela mesma nos turnos manhã e tarde.

• Definir o local de instalação dos equipamentos radiofônicos.

2º PASSO

• Assistir a uma programação de uma rádio escola no site do MEC para ver como funciona.

3º PASSO

• Lançar um concurso na escola para a escolha do nome da rádio.

4º PASSO

• Criação da vinheta para a rádio.

5º PASSO

• Apresentação dos programas que serão exibidos pela rádio.

6º PASSO

• Escolher e gravar música tema para cada programa.

7º PASSO

• Elaborar grade de programação, observando com atenção o tempo de duração e dia que os programas serão exibidos.

8º PASSO

Construir cartazes com as programações que serão exibidas na rádio com seu respectivo dia para que a comunidade escolar conheça-os e saiba como participar.

9º PASSO

• Construir caixas ( urnas) que serão colocadas na rádio para que a comunidade escolar coloquem suas sugestões de músicas, mensagens, recados, notícias...

10º PASSO

• Elaborar cronograma de participação de cada turma que apresentarão os programas da semana.

11º PASSO

• Definir a função de cada membro das equipes responsáveis pela programação. A equipe de rádio é formada por locutores, operador de som ( sonoplasta), repórteres e produtores.