ÁFRICA / BRASIL

05-12-2010 19:16

JUSTIAFICATIVA:

O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.

IDEALIZADORA:

Profª Lêda Maria Carvalho da Silva

OBJETIVO GERAL:


Compreender a relação África/Brasil, tendo como foco a Copa do Mundo, destacando as diversidades nos aspectos geográficos, históricos e culturais ( modo de vida, alimentação, costumes, músicas,diversão, riquezas naturais etc), desenvolvendo de forma interdisciplinar diversos conhecimentos, salientando o respeito às diferenças (como raça, religião, classe social) e a valorização do esporte e da solidariedade entre os povos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


• Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil, Africa;

• Identificar os países através da bandeira e cores;

• Compreender e Respeitar o trabalho coletivo.

• Trabalhar a questão da diversidade diariamente em sala de aula;

• Construir identidades raciais e de gênero positivas;

• Estimular o respeito às diferenças;

• Visualizar danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

• A partir de Junho de 2010

AÇÕES/METODOLOGIA:


1. Apresentação do projeto com um vídeo sobre as conquistas do Brasil em copas e conhecer um pouco da África. (Todas as salas)
.

2. Enfeitar toda a escola juntamente com as crianças.


3. Desenvolver temas transversais:

Ética:
Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial,abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e posição adequada para cantar o Hino.

Meio Ambiente
: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade Cultural :
Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?


4. Matemática:
 
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas Necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.
 Construção de um campo de futebol para trabalhar formas geométricas, ângulo e cores.
 Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete.
 Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
 A tabela dos jogos da copa serve de base para exercícios de organização tabular. Explique que 32 países estão distribuídos em oito chaves nomeadas de A a H. Leve a turma a contar o total de jogos em cada grupo na primeira fase e proponha o levantamento de possibilidades.Qual a chance de a seleção brasileira passar para as oitavas-de-final, mesmo perdendo duas das três partidas da primeira fase? Explique que, pelos critérios da Fifa, só existe uma chance: um dos times da chave teria de ganhar todos os jogos e os outros dois teriam de vencer só um cada um. Nesse caso, teríamos de superá-los no critério do saldo de gols (o número de gols marcados menos o de gols sofridos).
 Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas.

 Criar problemas.
 Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)
 Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi- final e final.
 Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
 Os reservas da seleção (função)
 O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
 Calcular a área do campo
 Multiplicação
A organização da tabela de jogos pode render bons problemas de multiplicação (combinatória). Seguem dois exemplos que você pode propor:
No Campeonato Brasileiro, 20 equipes disputam o título e cada time joga duas vezes contra todos os adversários. Quantos jogos cada time disputará?
Se 20 equipes disputam o Brasileirão e cada uma delas joga 38 jogos, quantas vezes um time irá jogar contra cada adversário?
No primeiro problema, a resposta imediata dos alunos pode ser 40 jogos. Nesse momento, é interessante discutir o resultado com as crianças, até que elas cheguem à conclusão de que o resultado deve ser 38, como os times não jogam contra eles mesmos.

5.Adição e subtração:
Com base na tabela da soma de pontos ou dos gols de cada artilheiro, é possível montar problemas de adição e subtração. Observe os exemplos:

A - No Campeonato Brasileiro um time marca 3 pontos se vence o jogo, 1 ponto se empata e 0 se perde. O Flamengo, que está em primeiro lugar, tem 25 pontos e o Corinthians, 18. Quantos jogos o Corinthians precisa vencer para ser o primeiro colocado?

B- Ronaldo, do Corinthians, marcou 12 gols e Washington, do São Paulo, 8 gols. Quantos gols Washington precisa marcar para ser o artilheiro do campeonato?

6.Português:
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.
Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo.
Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.
Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis.
Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).
Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).
Conversas informais ( Qual o significado da copa para a família? O que é Futebol para você? Qual o comportamento adequado para uma torcida? ...
Debater a frase de Nelson Rodrigues “Seleção é a pátria de chuteira” ( nacionalidade).
Produção de texto sobre a Copa, Partidas de Futebol, Torcidas e outros;
Organizar listas com nomes de jogadores e seleções para trabalhar substantivos próprios.
Usar palavras geradoras para trabalhar leitura como: bola, jogador, campo, gol...

7. Língua estrangeira:

Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.
Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções.
Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta
Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.

7.História:
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional".
Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção.
Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol.
Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.
História das Copas.
Construir um painel com a linha do tempo da participação do Brasil nas copas já realizadas.
Curiosidades sobre a vida das pessoas do país (África do Sul) onde ocorre a Copa. (usos e costumes).
Origens africanas num país chamado Brasil.
Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários.
Mão de obra temporária que surge em razão da copa.
O que foi o APARTHEID na África do Sul.

8.Geografia:
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de junho, entrarão em campo.
Apresentação do Globo terrestre para localizar os países que irão participar da copa, destacando o Brasil e a África.
Confecção das bandeiras de todos os países que irão participar da copa e construir mural.
Pesquisa e sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa.
Leitura de imagens sobre a África do sul.
Crianças como vocês – confecção de um painel com crianças de outros países trabalhando a miscigenação.
Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol.
Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).

9.Ciências:

Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultra modernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.
Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.
Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes.
Paisagens naturais da África, fauna e flora;

10. ARTES:
Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Criação e um mascote para a escola.
Análise e exposição dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes.
Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
Conhecimento de músicas de outras copas;
Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.
Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Recorte de torcedores assistindo aos jogos de seus times para trabalhar as expressões faciais.
Construir um painel com gravuras de todas as conquistas do Brasil.
Trabalhar ritmos africanos ( capoeira, maracatu, samba...)
Conhecer e manipular instrumentos musicais como: caxixi, agogô, atabaque, pandeiro, berimbau.
Ilustração do Hino Brasileiro.
Construção de um painel com desenhos livres sobre a copa.
Confecção de uma viseira com as cores do Brasil.