SEMANA LITERÁRIA

RE NÒS - SEMANA LITERÁRIA

SEMANA LITERÁRIA

EMEIF ABDENAGO DA ROCHA LIMA                                          

IDEALIZADORA: Professora Iêda Maria Carvalho da Silva – Sala de leitura

JUSTIFICATIVA:

A necessidade de proporcionar a aluno vivenciar o prazer de ler e contar histórias, e perceber que os livros proporcionam informação, cultura e conhecimento, e que são também importantes aliados no processo de alfabetização e letramento, incentivou-nos na elaboração desses trabalhos.

OBJETIVO GERAL :

Integrar a comunidade escolar no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o gosto, prazer e interesse pela leitura.

OBJETIVOS:
- Despertar o prazer pela leitura, como ouvinte, leitor e contador de histórias.
- Ampliar e enriquecer o vocabulário.
- Desenvolver habilidades de expressão oral.
- Compartilhar com os  colegas o momento de contação de histórias.
- Reconhecer a Biblioteca como lugar de estudo, pesquisa, descobertas e prazer.

-Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler.

- Levar as crianças a conhecer seus direitos

TEMA:

Tempo de Leitura

ATIVIDADES:

Cada sala trabalhará um livro.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Livro: Bom Dia Todas as Cores (Ruth Rocha)

Assunto: Aceitação e compreensão

Trabalhar o ECA (Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade).

Assistir a história em vídeo na biblioteca;

Pesquisar , recortar e montar painel com imagens de animais ( personagens) da história;

Criar um painel com o tema Bom dia todas as cores ( imagens de sol com as cores que aparecem no texto);

Descobrir novas cores através de mistura de cores e utilizando a técnica de pintura a dedo criar quadros com pinturas abstratas.

1º ANO

Livro: Com quem será que eu me pareço? (Georgina Martins)

Assunto: Formação de identidade e Diferenças

Trabalhar o ECA (Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade)

Construir um cartaz com o tema: Quem somos;

Cada aluno receberá uma ficha com o tema: Mamãe com qual animalzinho eu me pareço? Representar através de desenho;

Fazer montagem de imagens com as partes do rosto;

Montar um cartaz mostrando nossa diversidade de raças;

Construir um painel com o tema: Com que famoso eu me pareço?

Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;

Produção textual: Minha Identidade.

 2º ANO

Livro: O morador da casa maluca (Maxs Portes)

Assunto: Curiosidades e Proteção

Trabalhar o ECA (Todas as crianças deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente)

Construir maquetes com materiais diversos mostrando vários tipos de moradia;

Painel com o tema: O que eu gosto e o que eu não gosto na minha casa;

Apresentar a casa dos animais;

Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;

Produção textual: Tenho direito a proteção.

 3º ANO

Livro: Camilão, o comilão (Ana Maria Machado )

Assunto: Alimentação saudável

Trabalhar o ECA (Todas as crianças têm direito a uma alimentação saudável)

Confeccionar o porquinho;

Painel com imagens de alimentos diversos e saudáveis;

Confeccionar os alimentos que o porquinho ganhou;

Música dos alimentos

Produção textual: Poesia sobre os alimentos

Lanche Coletivo: Fazer uma salada de frutas

Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;

Pesquisar sobre alimentação alternativa.

 4º ANO

Livro: Um amigo diferente ( Claudia Wernek )

ASSUNTO: Preconceito, identidade

Trabalhar o  ECA (Todas as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade)

Criar com sucatas o seu amigo diferente ( imaginário);

Correio amigo ( mandar mensagens);

Painel com o tema: Tenho um amigo diferente. Contar oralmente e representar com desenhos.

Cartaz com o tema: Ser amigo é...

Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;

Produção textual com o tema amizade

5º ANO

Livro:   Joaquim, o rei pingüim ( Armelle Boy)

ASSUNTO: Respeito e amizade   

Trabalhar o ECA (   Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça )                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Confeccionar um álbum seriado recontando a história ( coletivo);

Trabalhar habitat dos animais da história;

Construir um painel com ovos, dentro de cada um deverá conter palavras que preservam uma boa amizade e dão vida;

Depoimentos: o que devo fazer para ser respeitado e ter boas amizades;

Júri Simulado: Discutir a atitude do pingüim de querer mandar em todos;

Pesquisar sobre o autor e estudar  a capa do livro;

Produção textual: Eu e meus  amigos .

CULMINÂNCIA:

Exposição dos trabalhos

Varal de leitura com as produções textuais

Apresentações artísticas do livro os Saltimbancos ( Chico Buarque) com o grupo de dança do Programa Mais Educação.

 

                                                                                                             Fortaleza, 04 / 02 / 2011

 

EDUCAÇÃO INFANTIL