OLHAR NEGRO ( EM ANDAMENTO )
Justificativa:
Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto é também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores.
A escola sempre pintou a África pobre, sem histórias próprias, com uma população subalterna, sem-cultura e escravizada. Precisamos urgentemente reverter esse quadro. E esse projeto pedagógico surge para tentar tirar do anonimato a verdadeira história da África e de seu povo, bem como abrir um leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
Tema:
Um olhar negro
Idealizadoras:
Profª Iêda Maria Carvalho da Silva e Profª Lêda Maria Carvalho da Silva
Objetivo Geral:
§ Tratar da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.
Objetivos:
§ Procurar conscientizar os alunos da origem do nosso povo;
§ Resgatar valores do povo negro;
§ Perceber a mistura de raças existente no Brasil, e que a maioria das crianças é fruto dessa mistura;
§ Entender que os seres humanos são diferentes, em virtude de características físicas, raciais, culturais e perceber que o respeito a essas diferenças é condição básica para a prática da inclusão;
§ Conscientizar-se que o respeito pelos descendentes afro-brasileiros, nos ajuda a entender a grandeza da história do nosso país;
§ Conhecer a capoeira como parte da cultura africana;
§ Reconhecer a existência do racismo opondo-se a ele;
§ Afirmar a esperança, investindo na mudança;
Atividades:
Gincana: Olhar negro
OBS: As tarefas da gincana deverão ser apresentadas toda sexta – feira.
As equipes serão formadas por cada turma existentes na escola.
1ª Semana de sensibilização (16/11/2010 à 19/11/2010)
Acolhida
Terça - feira (16/11/2010)
§ A abertura será feita com o vídeo: BLACK OR WHITE ( Michael Jackson). Após o vídeo, os alunos serão levados a refletirem, através de questionamentos e leituras das imagens, em seguida será feito um pequeno relato e levantará discussões sobre o racismo.
§ Apresentação de uma roda de capoeira.
Quarta – feira (17/11/2010)
§ Apresentação de danças com ritmo africano (Axé e Samba )
Quinta – feira (18/11/2010)
§ Trazer um afro-descendente para contar história de preconceito que tenha vivido. Essas informações serão transformadas em texto de acordo com o nível de cada série para expor em mural (4º ao 8º ano)
§ Dramatização na biblioteca da história: O Anjo Negro (Educação Infantil, 1º, 2º e 3º anos )
Sexta – feira (19/11/2010)
§ Desfile da Diversidade: Haverá um desfile com crianças de várias etnias. Mostrando que cada um tem sua beleza particular ( Louro, Moreno, Negro, Mulato).
§ Apresentação do grito de Guerra de cada equipe;
§ Entrega das tarefas da gincana para serem apresentadas.
2ª Semana (22/11/2010 à 26/11/2010)
§ Cada equipe deverá apresentar um mural com o tema: Brasil Negro.
REGRAS: Cada trabalho apresentado valerá 10 (dez) pontos.
Será escolhido os três trabalhos mais criativos e caprichados,
3º Lugar = + 05pts, 2º Lugar = + 10pts, 3º Lugar = + 15pts.
Atividade extra:
§ Durante a semana as salas receberão poesias que falem da cultura negra para serem trabalhadas e ilustradas.
3ª Semana (29/11/2010 à 03/12/2010 )
§ Saral de poesias ressaltando a cultura negra.
REGRAS: Cada sala apresentará uma poesia que valerá 10 (dez) pontos.
Será escolhida as três poesias mais bem interpretadas e ilustradas.
3º Lugar = + 05pts, 2º Lugar = + 10pts, 3º Lugar = + 15pts.
Atividade extra:
§ Ed. Infantil : Contar a história da Bonequinha Preta em seguida as crianças irão recontar a mesma através de pintura com guache.
§ Durante a semana os professores receberão sugestões de lendas e ou histórias africanas que tratem de diversidades para serem trabalhadas.
4ª Semana ( 06/12/2010 à 10/12/2010)
§ Apresentação Artística – Cada sala fará uma apresentação que trabalhe o respeito pela diversidade. ( jogral, dramatização, música...
REGRAS: Cada apresentação valerá 10pts.
Será escolhida as três apresentaçõess que passar uma boa mensagem, 3º Lugar = + 05pts, 2º Lugar = + 10pts, 3º Lugar = + 15pts.
Atividade extra:
§ Assistir o vídeo: Heróis de todo mundo.
OBS: Durante as semanas seguintes será dado uma parada nas atividades para preparação e celebração do Natal.
5ª Semana (10/01/2011 `a 14/01/2011)
§ Apresentação de um mural com personalidades negras estrangeiras e brasileiras. Cada equipe deverá escolher um personagem e falar sobre ele.
REGRAS: Cada trabalho apresentado valerá 10pts. Serão escolhidos os trabalhos mais caprichados e mais bem apresentados, 3º Lugar = + 05pts, 2º Lugar = + 10pts, 3º Lugar = + 15pts.
Atividade extra:
§ Educação Infantil – Trabalhar a diversidade com o mural: SOMOS DIFERENTES, TEMOS SEMELHANÇAS.
§ Fundamental I e II – Cada equipe receberá através de sorteio uma palavra que promova a igualdade entre as pessoas como: respeito, esperança, dignidade... Cada equipe deverá usar sua criatividade para apresentar a mesma.
6ª Semana (17/01/2011 à 21/01/2011)
§ Apresentação das palavras que foram sorteadas na semana anterior.
REGRAS: Cada trabalho apresentado valerá 10pts.
Serão escolhidos os três trabalhos mais criativos 3º Lugar = + 05pts, 2º Lugar = + 10pts, 3º Lugar = + 15pts.
Atividade extra:
§ Ed. Infantil – Leitura de imagens: Construir um cartaz com ilustrações de pessoas negras executando alguma atividade para mostrar como eles cresceram e conquistaram espaço na sociedade.
§ Fundamental I e II - Júri Simulado: julgamento de uma atitude de racismo.
7ª Semana ( 24/01 à 28/01 ) - Encerramento
§ Cada sala deverá apresentar um Rap ressaltando: diversidade, respeito, dignidade...
REGRAS: Cada trabalho apresentado valerá 10pts.
Serão escolhidos os Três Raps de letras mais criativas 3º Lugar = + 05pts, 2º Lugar = + 10pts, 3º Lugar = + 15pts.
- Dramatização: Quebrando as Correntes do Preconceito ( Uma criança será acorrentada com várias correntes de papel. Em cada corrente terá uma placa com palavras que nos leva a discriminar o outro. As correntes serão quebradas e comentadas uma a uma representando o rompimento do preconceito.
- Cantar a música VALOR NEGRO.
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, Sempre haverá guerras.”