Educação e Vida

O Sonho de Jonas

APLICABILIDADES:

Disciplinas/Temas transversais: Ciências, Educação Ambiental, Ética, Filosofia, Geografia, Língua Portuguesa, Meio ambiente
» Faixa Etária: Todas as idades
» Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio

Pareceres Pedagógicos: sugestões de sequências de atividades consonantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais

De Gustavo Chiappetta e Jorge Maia

Jonas foi expulso do seu ovo. Por ter crescido demais foi obrigado a sair do seu silencioso e quente aconchego. Mas tudo isso irá mudar! Nosso herói vai a luta, custe o que custar.

O filme retrata de forma criativa a maneira que todos nós, personificados na figura do pintinho, temos que sair de nossa acomodação e ir à luta se realmente queremos vencer. Muitas vezes, temos um olhar para algo e o buscamos de maneira insistente, sem percebermos que o bem está tão perto e não o enxergamos. Vencer é possivel,basta que acreditemos. Voltar às vezes não é a solução. Esse curta ajudará aos alunos a refletirem sobre seu futuro e sobre a importância do acreditar.

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

APLICABILIDADES

» Disciplinas/Temas transversais: Cidadania, Ciências Sociais, História, Pedagogia, Psicologia

» Faixa Etária: a partir de 14 anos, acima de 18 anos, de 10 a 14 anos, de 14 a 18 anos

» Nivel de Ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Formação de Educadores.

De Liliana Sulzbach (26 min) Ser criança não significa ter infância. O documentário faz uma reflexão sobre essa fase da vida no mundo contemporâneo. Recomendado para estudantes acima de 14 anos e professores.

PALESTRA - MARIO SÉRGIO CORTELLA é filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP.

SEMINÁRIO: FAMÍLIA, ESCOLA E CIDADANIA

TEMA: QUAIS OS CAMINHOS