SEMANA LITERÁRIA
RE NÒS -
SEMANA LITERÁRIA
EMEIF ABDENAGO DA ROCHA LIMA
IDEALIZADORA: Professora Iêda Maria Carvalho da Silva – Sala de leitura
JUSTIFICATIVA:
A necessidade de proporcionar a aluno vivenciar o prazer de ler e contar histórias, e perceber que os livros proporcionam informação, cultura e conhecimento, e que são também importantes aliados no processo de alfabetização e letramento, incentivou-nos na elaboração desses trabalhos.
OBJETIVO GERAL :
Integrar a comunidade escolar no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras despertando o gosto, prazer e interesse pela leitura.
OBJETIVOS:
- Despertar o prazer pela leitura, como ouvinte, leitor e contador de histórias.
- Ampliar e enriquecer o vocabulário.
- Desenvolver habilidades de expressão oral.
- Compartilhar com os colegas o momento de contação de histórias.
- Reconhecer a Biblioteca como lugar de estudo, pesquisa, descobertas e prazer.
-Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler.
- Levar as crianças a conhecer seus direitos
TEMA:
Tempo de Leitura
ATIVIDADES:
Cada sala trabalhará um livro.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Livro: Bom Dia Todas as Cores (Ruth Rocha)
Assunto: Aceitação e compreensão
Trabalhar o ECA (Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade).
Assistir a história em vídeo na biblioteca;
Pesquisar , recortar e montar painel com imagens de animais ( personagens) da história;
Criar um painel com o tema Bom dia todas as cores ( imagens de sol com as cores que aparecem no texto);
Descobrir novas cores através de mistura de cores e utilizando a técnica de pintura a dedo criar quadros com pinturas abstratas.
1º ANO
Livro: Com quem será que eu me pareço? (Georgina Martins)
Assunto: Formação de identidade e Diferenças
Trabalhar o ECA (Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade)
Construir um cartaz com o tema: Quem somos;
Cada aluno receberá uma ficha com o tema: Mamãe com qual animalzinho eu me pareço? Representar através de desenho;
Fazer montagem de imagens com as partes do rosto;
Montar um cartaz mostrando nossa diversidade de raças;
Construir um painel com o tema: Com que famoso eu me pareço?
Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;
Produção textual: Minha Identidade.
2º ANO
Livro: O morador da casa maluca (Maxs Portes)
Assunto: Curiosidades e Proteção
Trabalhar o ECA (Todas as crianças deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente)
Construir maquetes com materiais diversos mostrando vários tipos de moradia;
Painel com o tema: O que eu gosto e o que eu não gosto na minha casa;
Apresentar a casa dos animais;
Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;
Produção textual: Tenho direito a proteção.
3º ANO
Livro: Camilão, o comilão (Ana Maria Machado )
Assunto: Alimentação saudável
Trabalhar o ECA (Todas as crianças têm direito a uma alimentação saudável)
Confeccionar o porquinho;
Painel com imagens de alimentos diversos e saudáveis;
Confeccionar os alimentos que o porquinho ganhou;
Música dos alimentos
Produção textual: Poesia sobre os alimentos
Lanche Coletivo: Fazer uma salada de frutas
Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;
Pesquisar sobre alimentação alternativa.
4º ANO
Livro: Um amigo diferente ( Claudia Wernek )
ASSUNTO: Preconceito, identidade
Trabalhar o ECA (Todas as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade)
Criar com sucatas o seu amigo diferente ( imaginário);
Correio amigo ( mandar mensagens);
Painel com o tema: Tenho um amigo diferente. Contar oralmente e representar com desenhos.
Cartaz com o tema: Ser amigo é...
Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;
Produção textual com o tema amizade
5º ANO
Livro: Joaquim, o rei pingüim ( Armelle Boy)
ASSUNTO: Respeito e amizade
Trabalhar o ECA ( Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça )
Confeccionar um álbum seriado recontando a história ( coletivo);
Trabalhar habitat dos animais da história;
Construir um painel com ovos, dentro de cada um deverá conter palavras que preservam uma boa amizade e dão vida;
Depoimentos: o que devo fazer para ser respeitado e ter boas amizades;
Júri Simulado: Discutir a atitude do pingüim de querer mandar em todos;
Pesquisar sobre o autor e estudar a capa do livro;
Produção textual: Eu e meus amigos .
CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos
Varal de leitura com as produções textuais
Apresentações artísticas do livro os Saltimbancos ( Chico Buarque) com o grupo de dança do Programa Mais Educação.
Fortaleza, 04 / 02 / 2011
EDUCAÇÃO INFANTIL